Festival Internacional de Londrina divulga atrações de 2015

Espetáculo BR-Felicidade do Grupo Teatro Kaos de Londrina . A organização do Festival Internacional de Londrina divulgou nesta segunda...

Espetáculo BR-Felicidade do Grupo Teatro Kaos de Londrina.
A organização do Festival Internacional de Londrina divulgou nesta segunda-feira (20) as principais atrações da edição 2015, que acontecerá de 14 a 30 de Agosto. São companhias e artistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Portugal, França e Itália, além da Mostra Londrina, com Grupos Locais. Este ano,  segundo sua organização, o Filo recebeu quase 700 inscrições enviadas de todo o Brasil e vários países. 

Para a abertura do Festival no dia 14, no Teatro Marista, o diretor do FILO, Luiz Bertipaglia, confirmou o convite ao Armazém Cia de Teatro, grupo formado em Londrina e radicado no Rio de Janeiro há 17 anos. O público assistirá ao espetáculo "O Dia em que Sam Morreu" (texto de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes), premiado no Brasil e nos festivais de Avignon (França) e Edimburgo (Escócia).

Sete companhias de outros países estão na programação deste ano: Circolando (Portugal), com o espetáculo "Paus e Pétalas"; Ramiro Cortez e Federico Fontán (Argentina), com "Los Cuerpos"; Vera Mantero (Portugal), com "Os Serrenhos do Caldeirão – Exercícios em Antropologia Ficcional"; Compagnie BAM (França), com "WillyGoodWood"; Teatro de Los Andes (Bolívia), com "Hamlet, de Los Andes"; a Compañía de Artes Escénicas Contemporáneas (Complot), da diretora Mariana Percovich (Uruguai), com "Algo de Ricardo", e a companhia italiana Ricci/Forte, com "Macadamia Nut Brittle".

Em 2015, o FILO terá em sua programação a Mostra Petrobras, com quatro destaques da cena brasileira e que têm uma trajetória marcante no teatro de grupo. Dentro da Mostra, além do Armazém, o público do Festival verá "Histórias de Família", do Amok Teatro (RJ), grupo criado em 1998; "Os Gigantes da Montanha", do Grupo Galpão, que comemora 33 anos de história, e "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas", do Giramundo (MG), um dos mais importantes grupos de teatro de bonecos do país, com 45 anos de trajetória. Todos os espetáculos desta Mostra foram patrocinados pela Petrobras.

A comissão de curadoria do Festival - composta por Luiz Bertipaglia, Paulo Braz (coordenador do FILO) e as professoras do curso de Artes Cênicas da UEL Thaís D’Abronzo e Laura Franchi - selecionou ainda espetáculos de teatro, dança e circo vindos de Fortaleza (CE), São Paulo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Itajaí e Florianópolis (SC), além de grupos locais (ver listagem completa abaixo).

Para a Mostra Londrina foram selecionados 10 trabalhos, incluindo montagens independentes de grupos e artistas locais e também do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina e da Escola Municipal de Teatro.

A programação completa do Festival, locais de apresentação, venda de ingressos, inscrições para atividades formativas serão informadas em breve no site www.filo.art.br e também no material gráfico do Festival. 

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images