caos e acaso
capoeira
capoeira como treinamento do ator
cobra de vidro
ensaio
psicofisico
teatro
Oi Lá, Oi lá ê....Joga Comigo, Que eu quero Aprendê! O Jogo da Capoeira como Elemento de Criação Cênica
12:08Paulo César Pires e Débora Oliveira. Ensaio. |
A capoeira é um diálogo de corpos: eu venço quando o seu corpo não tem
mais respostas para as minhas perguntas. (Mestre Pastinha)
mais respostas para as minhas perguntas. (Mestre Pastinha)
O grupo Caos e Acaso de teatro em seu retorno ao trabalhos no ano de 2015, está procurando dialogar com novas possibilidades de criação artística e novas metodologias de trabalho; entre elas o Teatro Físico e o Jogo Capoeira, principalmente no que diz respeito ao treinamento e preparação do ator.
Em dialogar com novas possibilidades e perspectivas metodológicas o grupo pretende experimentar e investigar o que/quais contribuições o treinamento do ator pode oferecer ao processo de criação coletiva de uma obra cênica, em que se busca uma poética própria do ator, uma forma de pensar e organizar a dramaturgia e a encenação a partir da investigação do corpo.
Nesse sentido, uma das bases de trabalho é o Jogo de Capoeira, uma luta, uma dança - arte belicosa e guerreira. A única arte marcial acompanhada de cantos e instrumento musical – o berimbau, e, às vezes, outros instrumentos auxiliares. A capoeira foi criada pelo cativo africano em terras brasileiras, portanto, uma expressão da cultura africano-brasileira.
A finalidade de um trabalho corporal tendo como uma de suas bases o Jogo da Capoeira vai além de buscar a desconstrução dos padrões corporais cotidianos. O Jogo da Capoeira em sua multiplicidade estética evoca no ator
a memória gestual do corpo através da poesia,
canto, música, dança, ginga, luta, trama e dissimulação, constituindo-se em ferramenta de aprimoramento do ator, - cultural, político e estético - na medida que promove uma consciência corporal ativa, desbloqueando o canal psicofísico de expressão, podendo se transformar em técnica e matriz de atuação.
0 comentários