Falando sobre o Processo de Trabalho I

O Grupo Caos e Acaso de Teatro retornou às atividades em maio de 2015 e desde então vem trabalhando na montagem de um espetác...


O Grupo Caos e Acaso de Teatro retornou às atividades em maio de 2015 e desde então vem trabalhando na montagem de um espetáculo que tem como pano de fundo a Revolta da Balaiada (1838-1841). Ainda sem título definitivo, este novo processo de trabalho do grupo discorre sobre o conceito de "liberdade" e os diversos caminhos que o homem - principalmente em situações extremas, como na guerra - pode percorrer em busca da concretização deste sonho: Ser livre.
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Em nosso retorno aos trabalhos no ano de 2015, o Grupo Caos e Acaso de Teatro objetiva, não só retomar as pesquisas cênicas que tinham ficado pelo caminho, mas principalmente dar inicio a novos diálogos a fim de expandir seu referencial estético e teórico sobre a construção da cena e ao mesmo tempo a reconstrução de seu trabalho.

Assim, a partir de pesquisas e da experiência pessoal dos próprios atores, recorremos a "metodologias", por assim dizer, que trabalham com elementos corpóreos pré-expressivos do ator para a geração de uma nova concepção de dramaturgia. Uma dramaturgia esta, que, a nosso ver, deveria dialogar com as nossas próprias perspectivas teatrais que vinhamos desenvolvendo ao longo de um trabalho de 15 anos na cidade de Londrina, qual seja: a construção de uma dramaturgia ao mesmo tempo narrativa, poética e de construção e significação coletiva.

O processo pré-expressivoa grosso mododiz respeito à dramaturgia que se escreve e se inscreve no corpo do ator, que o ator escreve com seu corpo, que deixa de ser sujeito ou objeto, para, sendo ambos tornar-se linguagem. A pré-expressividade é o nível no qual o ator se esforça para gerar presença, energia, aquilo que o faz se tornar vivo ao espectador antes mesmo que ele emita uma palavra ou faça algum gesto. É um momento onde o ator trabalha em si, visando a descoberta de novas possibilidades corporais; não necessariamente vinculado à construção de um personagem ou montagem de uma cena.

Mesmo tendo o corpo e corporalidade do ator como suporte fundamental à criação artística, não queremos dizer que assumimos um pressuposto em exista a primazia do corpo sobre a palavra. Trata-se na verdade, que agora o Grupo Caos e Acaso se propôs a realizar uma pesquisa mais aprofunda sobre as potencialidades do corpo e das ações físicas nos projetos de encenação do grupo, principalmente nos seguintes aspectos: preparação do ator, criação cênica e espetáculo. Os primeiros "resultados", poderão ser vistos na estreia do espetáculo, em outubro.

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