Artes Cênicas
Grupo Caos e Acaso de Teatro
grupo de teatro
Peça
trabalho
Falando sobre o Processo de Trabalho I
11:43
O
Grupo Caos e Acaso de Teatro retornou às atividades em maio de 2015
e desde então vem trabalhando na montagem de um espetáculo que tem
como pano de fundo a Revolta da Balaiada (1838-1841). Ainda sem
título definitivo, este novo processo de trabalho do grupo discorre
sobre o conceito de "liberdade" e os diversos caminhos que
o homem - principalmente em situações extremas, como na guerra -
pode percorrer em busca da concretização deste sonho: Ser livre.
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Em
nosso retorno aos trabalhos no ano de 2015, o Grupo Caos e Acaso de
Teatro objetiva, não só retomar as pesquisas cênicas que tinham
ficado pelo caminho, mas principalmente dar inicio a novos diálogos
a fim de expandir seu referencial estético e teórico sobre a
construção da cena e ao mesmo tempo a reconstrução de seu
trabalho.
Assim,
a partir de pesquisas e da experiência pessoal dos próprios atores,
recorremos a "metodologias", por assim dizer, que trabalham
com elementos corpóreos pré-expressivos do ator para a geração de
uma nova concepção de dramaturgia. Uma dramaturgia esta, que, a
nosso ver, deveria dialogar com as nossas próprias perspectivas
teatrais que vinhamos desenvolvendo ao longo de um trabalho de 15
anos na cidade de Londrina, qual seja: a construção de uma
dramaturgia ao mesmo tempo narrativa, poética e de construção e
significação coletiva.
O
processo pré-expressivo
– a
grosso modo
– diz
respeito à dramaturgia que se escreve e se inscreve no corpo do
ator, que o ator escreve com seu corpo, que deixa de ser sujeito ou
objeto, para, sendo ambos tornar-se linguagem.
A pré-expressividade é o nível no qual o ator se
esforça para gerar presença, energia, aquilo que o faz se tornar
vivo ao espectador antes mesmo que ele emita uma palavra ou faça
algum gesto. É um momento onde o ator trabalha em si, visando a
descoberta de novas possibilidades corporais; não necessariamente
vinculado à construção de um personagem ou montagem de uma cena.
Mesmo tendo o corpo e
corporalidade do ator como suporte fundamental à criação
artística, não queremos dizer que assumimos um pressuposto em
exista a primazia do
corpo sobre a palavra. Trata-se na verdade, que agora o Grupo Caos e
Acaso se propôs a realizar uma pesquisa mais aprofunda sobre as
potencialidades do corpo e das ações físicas nos projetos de
encenação do grupo, principalmente nos seguintes aspectos:
preparação do ator, criação cênica e espetáculo. Os
primeiros "resultados", poderão ser vistos na estreia do
espetáculo, em outubro.
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