Artes Cênicas
Brecht
Grupo Caos e Acaso de Teatro
Num Balaio Só
Peça
psicofisico
Teatro e Capoeira
Teatro Épico
Capoeira como Criação Cênica e Dramatúrgica II
18:02Continuando a nossa serie de postagens sobre teatro e capoeira, hoje falaremos sobre o espetáculo "ÁGUA DE BEBER" Direção de Cláudio Baltar.
Uma peça que reflete, investiga, instiga, diverte, emociona, bebendo na fonte da Capoeira, esta autêntica expressão cultural elevada à condição de Patrimônio Imaterial em 2008.
É a esse manancial de inspiração que o autor e diretor Cláudio Baltar, capoeirista há mais de 30 anos, sempre recorre para suas criações artísticas. Em Água de Beber, a obra torna-se a própria fonte, em cujas águas enxergamos o reflexo de nossas raízes culturais, de nossa complexa e rica identidade brasileira, de nosso espírito de resistência, brejeirice e "jogo de cintura".
O texto brota de várias fontes: contos de 'Santugri', de Muniz Sodré, depoimentos deste escritor, dos mestres Camisa e Nestor Capoeira, do antropólogo Bernardo Conde, da neurologista Dra. Rosali Correa e documentos históricos do final do século XIX, vindos à tona através de estudos de Lilian Moritz Schwarcz, Paulo Coelho de Araújo e Mestre Nestor Capoeira.
Para recriar o universo da Capoeira em cena, o diretor canaliza os múltiplos talentos dos seus artistas-capoeiristas (música, percussão, dança, acrobacia, entre outros) e une a linguagem cênica à dança, à música e às artes visuais. O encontro dos artistas Brígida Baltar e Rico Vilarouca conflui para a poesia das imagens projetadas ao longo da peça.
Assista o Espetáculo Completo
0 comentários